Materias renovaveis e não renovaveis
2. Desenvolvimento
Tipos de materiais renováveis e não renováveis usados na construção civil
2.1. Recursos Naturais Renováveis
2.1.1. Madeira
A madeira é um dos materiais mais utilizados na engenharia civil, por ser um material resistente e leve, usado para fins estruturais e de sustentações na construção. Também para isolamento térmico e acústico.
2.1.1.1. Algumas espécies de madeira
Amescla: Madeira fácil de serrar, moderadamente fácil de aplainar, apresentando superfícies radiais ásperas. Uso: caixas, engradados, móveis, divisórias e outros.
Angelim: fácil de trabalhar, acabamento de regular a bom na plaina, torno e broca. Uso: peças de decoração para exteriores e interiores, escadas, pisos, vigas, dormentes, estacas, tacos de assoalhos, vigamento, etc.
2.1.1.2. Processo de extração
A extração das madeiras se inicia com o corte das árvores e desenvolve-se na toragem, falquejamento, desdobro e aparelhamento de peças.
O corte deve ser realizado em épocas apropriadas, geralmente no inverno, por questões de durabilidade.
2.1.2. Areia
A areia é um elemento fundamental em qualquer construção, é usada em várias partes, desde as fundações até as coberturas passando pela estrutura, vedações e acabamento. Sendo uma substância que tem uma idade incalculável, podendo ter sido formadas sobre uma enorme pressão e profundidade de 9 a 24 quilômetros da crosta terrestre, proveniente da desagregação de rodas; possui granulometria variado entre 0,05 e 5 milímetros pelas normas da ABNT. Formada principalmente por quartzo(SIO2), mas dependendo da composição da roda da qual é originária, pode agregar outros minerais como: Mica, Zircão, Magnetita, Monazita, entre outros.
Aplicação
A areia pode ser usada em concreto, argamassa de assentamento e revestimento, pavimentação asfáltica, em filtros, lastro e permiabilização de vias e pátios.
2.1.3. Água
A água é um material importantíssimo, mas pouco reconhecido. Ela influencia diretamente na qualidade e