Materias de construção civil
MAYKEL DOWGLAS LADISLAU SANTOS
RA:5117434
TRABALHO DE TECNOLOGIA E MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I
UBERABA – MG
2014
MAYKEL DOWGLAS LADISLAU SANTOS
RA:5117434
TRABALHO DE TECNOLOGIA E MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I
Relatório apresentado à Universidade Uberaba como parte das exigências à conclusão do componente curricular tecnologia e materiais de construção civil I do 4° período do Curso de Engenharia.
Orientador (a): Prof(ª) Danilo
UBERABA – MG
2014
Tinta:
Tinta é um composto na forma líquida, aquosa ou em gel, que quando aplicado sobre uma superfície, forma um filme transparente ou opaco, aderente ao substrato e flexível, com finalidade de proteger e decorar a superfície e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos ambientes construídos.
Processo de fabricação
No processo de fabricação das tintas, são feitas apenas operações unitárias, como pesagem, misturação, moagem, dispersão e diluição. As conversões químicas ocorrem na fabricação dos constituintes e na secagem da película.
O processo inicia-se pesando, reunindo e misturando os pigmentos e veículos fixos. Após a mistura, em uma amassadeira com laminas em sigma, o material é transportado para outra sessão da fábrica, onde ocorre a moagem e posterior mistura. Raramente, os materiais são encontrados em tamanho exigido, e isso geralmente é necessário tanto para aumentar quanto para diminuir o tamanho da partícula. Para conseguir esse tamanho ideal nos processos industriais, utiliza-se a cominuição a redução.
Na indústria de revestimentos é usada a moagem: operação que combina impacto, compressão, abrasão e atrito, para reduzir o tamanho da partícula sólida. É importante que as partículas (pigmentos, resinas, etc.) que compõem as tintas