material dourado
DISCIPLINA: Matemática I (dependência)
SEMESTRE: 2014/2
Aluna: Kelly Patricia de Souza
Polo: Itapema A
PROPOSTA DE AULA
1. Material Didático
Material Dourado.
2. Conceito Matemático
Adição.
3. Jogo Escolhido (1 ponto)
Nunca é dez
4. Situação problema que envolve o Material, Conceito e Jogo (3 pontos)
Olhando a tabela os alunos , devem responder as seguintes perguntas
-quem conseguiu as peças de maior valor
-quem pegou a peça de menor valor
-quantas barras o aluno tem mais que o outro
Depois procura – se o vencedor o aluno compara os números e perceber o valor posicional de cada algarismo. Ao tentar determinar os demais colocados o aluno começa a ordenar os números.
5. Objetivos de ensino (2 pontos)
Fazer com que a criança por ela mesma perceba a confiança em si mesma a concentração, a coordenação ,a ordem desenvolvendo a independência ,gerando o desenvolvimento de experiências concretas de adição , aprendendo a esperar a sua vez trabalhar em grupo. O aluno poderá aprender com a aula contando e agrupando.
6. Procedimentos ou Metodologia (3 pontos)
O primeiro contato do aluno com o material de ocorrer de forma lúdica para que ele possa explora – lo livremente , no qual a professor deixa os alunos manuseia-los livremente com uma imagem concreta.
Adição significa que os alunos devem acrescentar as peças jogadas e somar para anotar, depois de apresentar o material dourado vamos falar do nunca é dez.
Regras do jogo ninguém pode ter consigo dez elementos iguais, quando alguém juntar dez elementos iguais devera troca – los por um elemento maior que tenha valor equivalente a dez, assim dez unidades são trocadas por uma dezena, dez são trocadas por uma centena e dez centenas formam um milhar, O material devera ficar no centro da mesa ,ao alcance de todos, vence quem chegar primeiro ao maior numero.
A turma decide quem inicia o jogo ,cada aluno na sua vez de jogar lança –se o dado e retira-se a quantidade de cubinhos ou