Material Didático
O estudo da demonstração do resultado do exercício somente será bem entendido após conhecermos as regras que regem a apuração do resultado. Sendo assim, inicialmente será enfatizada a apuração anual do resultado e, em seguida, partiremos para o estudo propriamente dito da demonstração do Resultado do Exercício.
5.1 APURAÇÃO DO RESULTADO
O exercício social terá duração de um ano e a cada exercício será apurado o resultado do período, isto é, se houve lucro ou prejuízo. Portanto, em cada final de período, todas despesas e receitas são transferidas para a Demonstração de Resultado do Exercício, e, no próximo período, apurar-se-á despesa e receita começando-se do zero, ou seja, não se acumulam despesa e receita de um ano para o outro (independência absoluta de períodos)
Ao fim de cada exercício social, conforme dispões a Lei 6.404/76, a contabilidade da empresa elabora, entre outras demonstrações, a Demonstração do Resultado do Exercício, em que observamos o grande indicador global de eficiência: o retorno resultante do investimento dos donos da empresa (lucro ou prejuízo).
Assim, o resultado do exercício pode ser de lucro ou prejuízo. Comumente, de forma inadequada, costuma-se substituir a terminologia RESULTADO por LUCRO, dado que a grande parte das empresas obtém lucro e uma minoria apresenta prejuízo.
Segundo Marion (2005, p. 113) "O prejuízo é uma situação efêmera, passageira (ninguém sobrevive muito tempo com constantes prejuízos), enquanto o lucro assume característica permanente".
O lucro ou prejuízo apurado mediante diferença entre as receitas e despesas complementará a equação do patrimônio sendo lançado na conta de Lucros/Prejuízos Acumulados, ocorrendo posteriormente a sua destinação. Em outras palavras, à medida que as receitas e despesas vão sendo realizadas durante o exercício refletem no Patrimônio podendo aumentar ou diminuir o ativo ou aumentar o passivo.
Como o