Reações químicas de dupla troca
Reações químicas em solução com água são comuns tanto no dia a dia quanto na prática do laboratório. Embora dois compostos estejam em solução aquosa, eles podem reagir e formar produtos que não tenham a mesma propriedade, como os precipitados.
Dois tipos importantes destas reações em soluções aquosas são a de precipitação e a de complexação. Na reação d precipitação, o produto é geralmente um sal pouco solúvel, em uma reação de complexação, o produto é um íon complexo e solúvel.
Em relação à precipitação, quanto um produto começa a exceder a solubilidade daquela substância, então qualquer quantidade e mais deste produto precipita na solução, desde que esta não fique supersaturada em condições para isto. Aqui, relembra-se produto de solubilidade, o qual define a “limitação” de solubilidade e uma substância e pelo qual pode-se inferir sobre precipitação antes mesmo de se experimentar uma reação.
Já ao tratar de complexação, refere-se à reação a qual ocorre dupla troca de íons, gerando um íon complexo como produto, este que significa um complexo agregado formado quando um íon metálico ou um átomo se liga a vários outros íons ou moléculas ao seu redor.
OBJETIVO
- Prever nas reações ocorridas, com o auxílio de uma tabela de solubilidade, qual será o precipitado depositado no fundo de cada uma das soluções;
- Identificar o ligante na reação de complexação.
REAGENTES UTILIZADOS
- Hidróxido de amônio
- Nitrato de ferro (III)
- Nitrato de chumbo
- Iodeto de potássio
- Sulfato d cobre (II)
- Cloreto de bário
- Hidróxido de amônio
- Ácido clorídrico
- Hidróxido de sódio
- Cloreto de ferro (III)
- Cromato de potássio
MATERIAIS E VIDRARIAS UTILIZADOS
- Tubos de ensaio
- Suporte para tubos de ensaio
- Pipetas graduadas
- Conta Gotas
EXPERIMENTO 1
Para início do experimento, foram enumerados sete tubos de