material da prova
2. DURKHEIM, Émile. O ENSINO DA MORAL NA ESCOLA PRIMÁRIA.
Importância da socialização
Função Homogenizadora e Função diferenciadora
Caracterizou a importância da moral
Proposta de uma educação moral de fundamento laico
Ensinar a moral é demonstrar como a moral se relaciona com algo real
3. GRAMSCI, Antônio. A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA E DA CULTURA.
4. GRAMSCI, Antônio. PARA A INVESTIGAÇÃO DO PRINCÍPIO EDUCATIVO.
Divisão fundamental da escola em clássica e profissional Definição de
Escola unitária (currículo, trabalho do professor e a passagem do liceu para a universidade).
5. MANACORDA, Mario. O homem onilateral
Definição e importância da formação Onilateral
pensar o ensino de sociologia da educação, tendo como base duas realidades: 1) a primeira é a de que os fundamentos sociológicos da educação não são mais dados em dois anos, com 136 horas mais as horas de estágio como era na grade de 1991, agora são ministrados em um ano no curso integrado e meio ano (quatro meses) no subseqüente, perfazendo respectivamente 68 horas e 60 horas; 2) a segunda realidade é a de que estamos no segundo ano de implantação do currículo e que não existem, ainda, as condições ideais para o desenvolvimento do ensino coerente com seus pressupostos teóricos anunciados no currículo, além do que os professores pedagogos estavam afastados dessas atividades, tendo que reaprender sobre essa disciplina.
O que podemos fazer?
Em primeiro lugar, compreender o lugar dessa disciplina na proposta geral do curso. Lembrando, então, que o currículo tem o trabalho como princípio educativo, a práxis como principio curricular e o direito da criança ao atendimento escolar.
A sociologia da educação deverá ajudar os alunos a perceberem as determinações sociais da sua prática profissional, da configuração do sistema educacional no país, da sua inserção na estrutura de