Trabalho sobre a história do bairro do renascença, São Luís MA
A segunda parte sobre o Rio Anil (a primeira foi a do Caratatiua em 1968) marcou o processo de migração das famílias das chamadas médias para a região litorânea da cidade de São Luís, com a formação do bairro do São Francisco e Renascença I que iniciam o processo da urbanização da região.
O Renascença origina-se como expansão natural do São Francisco, mantendo o mesmo tipo de urbanização. O crescimento urbano dessa área desenvolvesse lentamente, em virtude da deficiência dos programas de moradias subsidiadas, levando o mercado imobiliário a desenvolver alternativas de conjuntos residenciais destinadas à classe média próximas a áreas já urbanizadas.
A situação mudaria em meados da década de 80 com a implantação do primeiro Shopping Center de São Luís, o Tropical Shopping Center, no bairro do Renascença II.
Sua grande aceitação comercial mexeria com o mercado imobiliário e criaria a primeira área residencial verticalizada, iniciando um novo tipo de urbanização da cidade.
O novo Plano Diretor de São Luís aprovado em dezembro de 1992, juntamente com sua Lei Complementar de zoneamento, Parcelamento, Uso de Ocupação do Solo Urbano, induziram a ocupação dos vazios urbana, o que resultou no grande interesse construtivo, principalmente, sobre o loteamento Boa Vista (trecho compreendido entre a Avenida Colares Moreira, a
Avenida dos Holandeses e a Rua dos Bicudos) no Renascença II, consolidando um novo padrão residencial de São Luís, que foi rapidamente absorvida pelas classes média e alta, que buscaram no Renascença II, a referência para morar com status.
O Renascença I surgiu como extensão da São Francisco, podendo ser observado pelo traçado regular das ruas. O São Francisco e Renascença I são bairros horizontais, constituído, predominantemente, por residências uni familiares.
Diferente dos bairros, a ocupação do Renascença II não resultou da exposição do Renascença I, mas da valorização imobiliária da área provocada pela implantação