Material curriculo
"Um bom currículo deve ter quatro atributos: curto, honesto, legível e persuasivo, prestando, sobre o candidato informações necessárias, verdadeiras, fáceis de entender e agradáveis de ler".
13.1 Elaboração do Currículo
Se você está em busca de um estágio ou de um emprego e não sabe nem por onde começar, aí vai a dica: comece pelo currículo. Ele é seu cartão de visita para o mercado de trabalho, por isso, cuide bem dele. É com o currículo que você faz o primeiro contato com a aquela tão almejada empresa. O documento bem-feito não é sinônimo de vaga garantida, mas é uma etapa importante. E qualquer escorregão pode prejudicar seriamente suas pretensões.
O principal objetivo é atrair a atenção do recrutador e conseguir uma entrevista.
13.2 Os Dez Erros Cometidos ao Elaborar um Currículo
Deixar passar erros de português ou digitação
Dominar a Língua Portuguesa é um requisito básico e fundamental de qualquer processo seletivo. Por isso, fique atento para não cometer erros de ortografia, concordância e até mesmo de digitação no currículo. Você pode ser eliminado antes mesmo de ter a oportunidade de justificar o erro. A desatenção pode ser interpretada como despreparo. Revise o documento várias vezes antes de enviá-lo.
Mentir
Não vale a pena mentir. Ao analisar o currículo, o recrutador pode não identificar a mentira. No entanto, você pode ter uma grande surpresa no ato da entrevista pessoal. Pode ser submetido a um teste prático, por exemplo, e vai ficar muito feio para você. Isso é antiético e você pode ser eliminado do processo seletivo por bobeira. Seja verdadeiro.
Ser Prolixo
Quem quer contar tudo no currículo, não tem a chance de falar nada. É um erro achar que quanto maior for o documento, melhor ele fica. O tempo que você tem para se apresentar ao selecionador é de, no máximo, dois minutos. Portanto, duas folhas são mais do que suficientes. Nada de tentar se enganar, por exemplo, ao diminuir o tamanho da fonte usada no