Material Complementar PLC
PROGRAMÁVEIS - CLP
1 - HISTÓRICO
O Controlador Lógico Programável – CLP – (CLP é marca registrada da
Rockwell Automation, no Brasil, portanto nas literaturas técnicas e nos manuais dos demais fabricantes costuma-se usar a abreviação do nome inglês, PLC) nasceu dentro da General Motors, em 1968, devido a grande dificuldade de mudar a lógica de controle dos painéis de comando a cada mudança na linha de montagem.
Tais mudanças implicavam altos gastos de tempo e dinheiro. Sob a liderança do engenheiro Richard Morley, foi preparada uma especificação que refletia as necessidades de muitos usuários de circuitos e relés, não só da indústria automobilística como de toda a indústria manufatureira. Nascia assim um equipamento bastante versátil e de fácil utilização, que vem se aprimorando constantemente, diversificando cada vez mais os setores industriais e suas aplicações, o que justifica hoje um mercado mundial estimado em 4 bilhões de dólares anuais.
2 - DEFINIÇÃO
Definição segundo a ABNT: O CLP é um equipamento eletrônico digital com hardware e software compatíveis com aplicações industriais.
Definição segundo a Nema (National Electrical Manufactures Association):
Aparelho eletrônico digital que utiliza uma memória programável para armazenamento interno de instruções para implementações específicas, como lógica, seqüênciamento, temporização, contagem e aritmética, para controlar, através de módulos de entradas e saídas, vários tipos de máquinas ou processos.
De
forma
geral,
os
controladores
lógicos
programáveis
(CLPs)
são
equipamentos eletrônicos de última geração, utilizados em sistemas de automação flexível. Estes permitem desenvolver e alterar facilmente a lógica para acionamento das
Prof. Esp. Iranor Luciano Leite
27/02/2015
CONTROLADORES LÓGICOS
PROGRAMÁVEIS - CLP saídas em função das entradas. Desta forma, pode-se utilizar inúmeros pontos de entrada de sinal para controlar pontos de saída de sinal (cargas).
3 - VANTAGENS
•