Material 1 Bimestre
Tema 01 – Por que estudar Empreendedorismo ?
Preliminarmente, antes de iniciarmos nossos estudos, devemos situar a disciplina frente ao curso, bem como as expectativas inerentes à mesma. Veja, quando pensamos em empreendedorismo, podemos ser induzidos a pensar que iremos aprender a abrir um negócio, pois empreendedor é aquele que abre empresas, correto ? Errado !
Com certeza podemos antecipar a você aluno, que o foco desta matéria NÃO É A
ABERTURA DE EMPRESAS, embora inevitavelmente tratemos deste assunto de forma até rotineira ao longo do conteúdo. Seja em qual curso você estiver, existem duas classes de disciplinas: - Específicas; e
- Generalistas.
As matérias específicas são típicos ferramentais de trabalho do profissional, quando o mesmo exerce seu ofício. Exemplo: Para o curso de Engenharia existe a disciplina específica de
“Elaboração de Projetos”, que é ferramenta básica de trabalho do engenheiro. Já no mesmo curso podemos dizer que a disciplina “Matemática” é generalista, pois não se trata da aplicação das fórmulas em si, pois são vistas de forma abstrata, o que se faz é criar uma visão geral no discente que possibilite a aplicação do ferramental futuramente.
O mesmo podemos dizer de “Empreendedorismo”, não estamos aqui buscando o fim em si, mas criando o meio.
Aqui temos a pergunta correta: Qual meio busca a disciplina Empreendedorismo ?
Pois bem, estaremos estudando, de forma geral, algumas dinâmicas 1:
- Comportamento Humano;
- Psique profissional;
- Conjuntura nacional;
- Mercados;
- Legislação;
Assim, nesta matéria estaremos buscando a construção junto ao aluno, de paradigmas 2 pessoais de comportamento favoráveis. Estaremos analisando o perfil de um indivíduo empreendedor, suas características e individualidades.
1 Por “dinâmica” estamos inferindo relações entre diversos processos e procedimentos, no sentido de situações em constante mudança, ou seja, não estáticas.
2 Modelo, padrão de regras, segundo as quais as pessoas procuram