CONFLITOS NORTE X SUL MATERIAL 1 BIMESTRE 3 ANO
O conflito Leste-Oeste estava relacionado à Guerra Fria, onde a bipolarização do mundo em dois blocos econômicos ( capitalista, liderado pelos E.U.A e socialista, liderado pela URSS) levou a um "equlíbrio" vigiado, e a divisão da economia dos países era feita da seguinte forma: 1) Países de Primeiro Mundo: aqueles que se apresentavam com economias desenvolvidas; 2) Países de Segundo Mundo: aqueles que adotavam o socialismo como regime econômico; 3) Países do Terceiro Mundo: onde estavam localizados os países pouco ou nada desenvolvidos. O Fim da Guerra Fria criou uma nova ordem mundial, onde o conflito Leste- Oeste foi substituído pelo conflito Norte- Sul, ou seja, os países desenvolvidos do Norte do planeta em confronto com os países do Sul, a fim de manterem sua hegemônia econômica sobre os últimos. Assim, podemos dizer que o conflito leste-oeste era marcado pelas diferenças ideológicas, enquanto o conflito norte-sul é marcado pelas diferenças econômicas.
Um dos problemas mais sérios é a desigualdade social. Este problema vem se agravando até mesmo em países desenvolvidos. Com o aumento da incorporação de novas tecnologias no processo produtivo, a oferta tem diminuído e isso contribui e muito para se empobrecer a população. Também é cada vez maior o buraco que separa os países ricos dos pobres. Esse é o chamado conflito norte x sul, que é de natureza econômica, é não geopolítica, como era o caso do conflito leste x oeste.
Um problema decorrente do conflito entre Norte x Sul é a migração em massa. Milhões de pessoas a cada ano tem emigrado, principalmente para a Europa Ocidental. Isto se deve ao aumento de desemprego, baixos salários, fome, que estão aliados ao crescimento populacional, além de conflitos e guerras nos países subdesenvolvidos.