Materiais
Prof° Juliano
Lucas Monaro Groppo
Maicon Mendes
Thomaz Tozzi
Paulo Iversen da Silva
Wellington R. S. Vieira
Objetivo
Esse trabalho tem por objetivo a explanação sintetizada das propriedades e transformações de alguns materiais que são utilizados em construções mecânicas, determinando as possibilidades e meios de processo para chegar a um resultado final satisfatório e funcional.
Mudança dos materiais
Na maioria dos casos que podemos presenciar no cotidiano, um material bruto precisa ser mudado para se obter um produto final, e para que isso ocorra, esse material passa por etapas de processamento, onde algumas de suas características podem vir a ser alteradas.
Essa transformações variam muito de um material para o outro dependendo da sua composição, em alguns materiais ocorre a transformação elástica que é a transformação que após o material ser mudado pode voltar ao seu estado anterior, e encontramos também a transformação plástica que implica em uma transformação permanente.
Para que ocorram essas mudanças há uma série de processos que fazem com que esses materiais saiam do seu estado atual e passem para uma outra forma ou composição, alguns dos processos mais conhecidos são os tratamentos térmicos, tratamentos de superfície, têmpera, oxidação, corrosão, forjamento, fundição, usinagem, entre outros.
Magnetismo e Eletricidade
Os primeiros estudos realizados na área de magnetismo foram feitos no século VI a.C. por Tales de Mileto, que observou a capacidade de algumas pedrinhas, que hoje são chamadas de magnetita, de atraírem umas às outras e também ao ferro.
Os estudos sobre o magnetismo somente ganharam força a partir do século XIII, quando alguns trabalhos e observações foram feitos sobre a eletricidade e o magnetismo, que ainda eram considerados fenômenos completamente distintos.
A grande revolução nos estudos do magnetismo veio em 1820, por Oesterd. Ele descobriu que fenômenos elétricos e