materiais
MATERIAIS
METAL PATENTE/BRONZE/LATÃO
NIHARD E AÇOS FERRAMENTAS
O QUE É METAL PATENTE?
Metal Patente é o nome dado a algumas ligas que reduzem o atrito muito utilizados em mancais.
Também são conhecidas por muitos outros nomes, tais como Metal Branco, Metal Babbitt ou simplesmente Babbitt. Os dois últimos nomes são uma referência a Isaac Babbitt (inventor norteamericano), que inventou a primeira liga deste tipo em 1839, visando sua aplicação em mancais de eixos de máquinas a vapor.
A Bronzina é um tipo de mancal, também designada por capa, bucha ou casquilho, é utilizado para reduzir o atrito e servir de apoio e guia para peças giratórias, deslizantes ou oscilantes de um conjunto mecânico (por exemplo um motor), sejam estas eixos ou rodas sobre eixos, como virabrequim, bielas e comandos de válvulas, permitindo-lhes o movimento com um mínimo de atrito.
Geralmente são formadas por duas carcaças de aço, de forma semicirculares iguais para facilitar a montagem, porém, também fabricadas de forma anelar (bucha), revestido interiormente de metal macio (antifricção), com propriedades para reduzir o atrito.
O revestimento interior da carcaça de aço em questão é o bronze, de onde se origina o nome
(“bronzina”).
Normas internacionais especificam atualmente pelo menos 14 ligas de Metal Patente, com diferentes composições químicas e propriedades. Existem as ligas à base de Sn (Estanho), ligas à base de Sn e Pb
(Chumbo) e ligas à base de Pb. Outros elementos como Sb (Antimônio) e Cu (Cobre) são também empregados. • TIPOS DE BABITT E SELEÇÃO
Os metais patentes (Babbitt) são divididos em duas familias: à base de estanho e à base de chumbo. Babbitt à base de estanho é a melhor escolha para a alta velocidade ou mancais de difícil lubrificação, enquanto aqueles à base de chumbo funcionam melhor à baixas velocidades ou cargas elevadas.
Para definir qual o melhor material para o mancal em função da sua aplicação, as seguintes