materiais
LEVANTAMENTO DOS PROCESSOS /MEDIDAS /LIMITES (ESPECIFICAÇÕES)
Transmissão
Uma caixa de transmissão é um mecanismo de transferência de movimento que faz uso do acoplamento de diversos pares de engrenagens para elevar o torque e reduzir a rotação entre o eixo de entrada e o de saída.
As transmissões representam um dos sistemas com maiores oportunidades de inovação, pois caracteriza a ligação entre o motor e as rodas do baja.
Segundo Reshetov (1979), a tarefa das caixas de câmbio ou de transmissão com engrenagens é a regulagem da velocidade por meio de transmissões graduadas. Os principais requisitos para as caixas de câmbio são: garantir a quantidade necessária de rotações no eixo acionado; proporcionar coeficiente de rendimento para que, seja transferido para as rodas motrizes torque suficiente; possuir pequenas dimensões; e fácil manejo, montagem e regulagem.
De acordo com Naunheimer et al. (2011), o dimensionamento da caixa de câmbio é derivado dos princípios aplicados ao funcionamento e cumprimento das funções essenciais da transmissão. Segundo estes autores, uma transmissão veicular possui quatro funções principais: permitir arranque; mudança de velocidade; fluxo de potência; e controle da transmissão.
Tipos de transmissão.
Existem diversas maneiras de se transmitir potência mecânica, cada uma delas com suas vantagens e desvantagens. Dessa forma, não existe um tipo de transmissão verdadeiramente melhor que os demais, existe apenas o método mais adequado para uma determinada configuração do sistema. Cabe ao participante da competição analisar a necessidade desse sistema e determinar o melhor tipo de transmissão para atender àquela demanda nas condições apresentadas.
A transmissão de potência mecânica pode ser realizada por elementos flexíveis ou rígidos. Ao se transmitir a potência gerada por um acionador rotativo, existem quatro mecanismos possíveis que podem ser utilizados: