materiais
Materiais – Classificações, características e utilizações.
Atividades Práticas Supervisionadas, apresentado à disciplina de Materiais de Construção Mecânica do Curso Superior de Engenharia Mecânica no Centro Universitário Anhanguera de Santo André.
Professor: Antônio Alberto
SANTO ANDRÉ
2014
Resumo
Este relatório tem como a finalidade de averiguar a capacidade do aluno em aplicar os conhecimentos na resolução de problemas relacionados à Engenharia Mecânica.
Este trabalho está voltado para o para entendimento da importância das medidas e propriedades mecânicas dos materiais e o que essas propriedades representam no projeto com objetivo que não haja falha nos produtos obtidos no processo.
Com a resolução dos exercícios, estaremos aptos a aplicar o raciocínio lógico e o conhecimento adquirido em sala de aula em várias situações do cotidiano, comuns na vida de um engenheiro mecânico, e de forma prática estaremos fazendo a confecção de um vasilhame de alumínio e relatando os passos seguidos desde a análise da estrutura física até a finalização do vasilhame construído.
Sumário
1. Introdução
São representações gráficas das fases que estão presentes em um sistema de materiais a várias temperaturas, pressões e composições. A maioria dos diagramas de fase foram construídos segundo condições de equilíbrio (condições de resfriamento lento), sendo utilizados para entender e predizer muitos aspectos do comportamento dos materiais. Os diagramas de fases mais comuns são os de temperatura versus composição.
O diagrama de fases fornece as seguintes informações termodinâmicas sobre um sistema em equilíbrio.
1. FASES PRESENTES
2. COMPOSIÇÃO DAS FASES
3. PROPORÇÃO DAS FASES
1.1 Definições e conceitos
Sistema homogêneo
Um sistema é dito homogêneo quando é uniforme em todo o seu volume e as suas propriedades são as mesmas em todos os pontos ou variam continuamente de um ponto