Materiais
I- Introducao histórica à administração
A atividade de material existe desde a mais remota época, através das trocas de caças e utensílios ate chegarmos nos dias de hoje, passando pela revolução industrial.
Produzir, estocar, trocar objetos e mercadorias é algo tão antigo quanto a existência do ser humano.
A revolução industrial, meados do século XVIII e XIX, “acirrou” a concorrência de mercado e sofisticou as operacoes de comercialização dos produtos fazendo com que “compras” e “estoques” ganhassem maior importância. Este período foi marcado por modificações profundas nos métodos totalmente artesanais, todos do sistema de fabricação e estocagem em maior escala. O trabalho, ate então, artesanal foi em parte substituído pelas maquinas, fazendo com que a produção evoluísse para um estagio tecnologicamente mais avançado e os estoques passassem a ser vistos sob um outro prisma pelas administrações.
A constante evolução fabril, o consumo, asa exigências dos consumidores, o mercado concorrente e novas tecnologias deram novo impulso a “administração de materiais “, fazendo com que a mesma fosse vista como uma arte e uma ciência das mais importantes para o alcance dos objetivos de uma organização, seja ela qual fosse. Um dos fatos mais marcantes e que comprovam a necessidade de que materiais devem ser administrados cientificamente foi, sem dúvida as duas grandes guerras mundiais, isso sem contar com outros desejos de conquistas como o empreendimento de Napoleão Bonaparte. Em todos os embates ficou comprovado que o fator abastecimento ou suprimento se constituiu em elemento de vital importância e que determinou o sucessoou insucesso dos empreendimentos. Soldados e estagiários por mais eficazes que fossem, eram insuficientes para alcançar os resultados esperado. Munições equipamentos, vestuários adequados, combustível, são e serão necessários sempre, no momento oportuno e no local certo, isto quer dizer que