materiais
Materiais Metálicos
Definições:
Metais: do ponto de vista tecnológico, o metal é um elemento químico que existe como cristal ou agregado de cristais no estado sólido e é caracterizado pelas seguintes propriedades:
• Alta dureza;
• Grande resistência mecânica;
• Elevada plasticidade (grandes deformações sem ruptura);
• Boa condutibilidade térmica e mecânica;
• Etc.
Minerais: são metais encontrados diretamente na natureza ou na forma combinada com outros elementos.
Minérios: são os minerais dos quais se podem extrair os metais. São os modos como normalmente os metais se encontram na natureza, em forma de misturas de metais ou compostos de metais e impurezas, sempre com a possibilidade de serem processados economicamente.
Jazida ou depósito: massa de minérios ou mistura de minérios existentes na superfície ou no interior da terra em quantidades suficientes para serem explorados economicamente.
Ligas: são os produtos metalúrgicos provenientes da mistura ou da combinação de um ou mais metais entre si ou com outros elementos, apresentando propriedades mecânicas e tecnológicas melhores que a dos metais puros. Podem ser obtidas através de processos de fusão, pressão, eletrólise, aglutinação, metalurgia associada, etc.
Metalurgia: é o estudo das propriedades dos metais, das mudanças dessas propriedades através de tratamentos especiais, dos processos de fabricação, da constituição e estrutura dos metais e ligas, etc.
Obtenção dos metais
A partir do minério, a obtenção de um metal passa pelas fases de mineração e metalurgia.
A mineração compreende a colheita do minério (a céu aberto ou subterrânea) e a sua concentração, que consiste em separar os minérios utilizáveis dos economicamente pobres através da eliminação da ganga (areia, argila, organismos, etc.).
A concentração poderá ser feita por processos mecânicos ou químicos.
Processos mecânicos:
• Fragmentação ou trituração: o minério é quebrado em pedaços menores;
•