materiais
Curso de Engenharia Civil
Campus: Mossoró
Turmas: 4NA e 4NB
Disciplina: Ciência e Tecnologia dos Materiais
MATERIAIS CERÂMICOS
Professor: Francisco Uberlânio da Silva
Mossoró
Agosto/2012.
MATERIAIS CERÂMICOS:
1- Definição: Denominam-se como materiais cerâmicos aqueles produtos obtidos pela secagem e cozimento de materiais argilosos. O que é cerâmica? São materiais não metálicos, inorgânicos, cuja estrutura, após queima em altas temperaturas, apresenta-se inteira ou parcialmente cristalizada. Isto é, os átomos de sua estrutura ficam arranjados de forma simétrica e repetida de tal modo que parecem pequenos cristais, uns juntos dos outros. Esta característica estrutural, ou seja, a cristalização confere ao material cerâmico propriedade física como, entre outras, resistência ao ataque de produtos químicos, resistência à tração e a compressão e, dureza. As possibilidades de emprego de materiais cerâmicos são amplas, indo de utensílios domésticos a isolantes elétricos. A fabricação de revestimentos para a construção civil tais como azulejos, ladrilhos, pastilhas e placas, são apenas uma das diversas atividades que têm como finalidade a produção de materiais cerâmicos.
2.0- Breve histórico:
Os primeiros vestígios da utilização da cerâmica datam do início do Neolítico(*) (entre 10000 e 6000 a.C.), na forma de potes para o armazenamento de grãos. No que diz respeito ao uso na construção, os materiais cerâmicos também estão entre os mais antigos, tanto na forma de blocos e telhas, quanto na de placas de revestimento.
As civilizações mais primitivas, em geral os historiadores dividem a história da humanidade em dois grandes períodos:
A idade da Pedra (A Idade da Pedra é aquela anterior à invenção da escrita. Por esse motivo ela também é, às vezes chamada de Idade Pré- literária) e A idade dos Metais - é a história das nações que se auto-proclamam civilizadas. A