Materiais
Extends e Super
Para fazermos uma classe herdar as características de uma outra, usamos a palavra reservada extends logo após a definição do nome da classe. Dessa forma:
Class NomeDaClasseASerCriada extends NomeDaClasseASerHerdada
Herança é quando uma classe herda atributos de uma outra classe. Podemos ver um exemplo na imagem...
Temos 5 classes: a classe Pai (ou superclasse) Pessoa e suas respectivas classes filhas (que são as subclasses), que são PF, PJ, Amigos e Parentes. PF é filha da classe Pessoa e pai das classes Amigos e Parentes. PJ é filha da classe Pessoa e não tem subclasses.
Podemos ver também que a classe pessoa tem os atributos nome, telefone e endereço. A classe PF tem os atributos RG e CPF. A classe PJ tem os atributos CNPJ e IE. A classe Amigos, tem o atributo blog. A classe Parentes tem o atributo email. Como PF e PJ são subclasses de Pessoas, elas herdam da classe Pessoa os atributos nome, telefone e endereço. As classes Amigos e Parentes, por serem subclasses de PF, herdam os atributos RG e CPF, além disso, também herdam os atributos nome, telefone e endereço, já que sua classe pai é uma classe filha de Pessoa.
Para melhor entendimento usaremos o esquema da primeira imagem para criarmos umprograminha simples que irá receber os dados de pessoas digitados pelo usuário.
Pessoa.java>> Aqui a classe pai é criada com seus atributos e métodos construtores. O primeiro método já define o valor dos atributos enquanto o segundo método recebe os valores por parâmetro
PF.java>> Aqui é criada a classe PF, que é filha da classe Pessoa. Por essa razão é utilizada a cláusula extends na criação da classe (para mostrar que a classe PF herda atributos da classe