Materiais E Significados De Vidraria
( Figura 1 )
Em laboratório o chamado de vidro de relógio é um disco redondo de vidro um pouco côncavo que serve para misturar substâncias sólidas, geralmente em pequena quantidade para uma posterior dissolução.
Há também outros usos, como evaporar pequenas quantidades de solvente, normalmente água e se obter o precipitado.
Servem também para tapar frascos de reagentes e fazer pesagens de pequenas quantidades em balanças analíticas
( Figura 2 )
O balão volumétrico ou balão graduado é um frasco utilizado para preparação e diluição de soluções com volumes precisos e pré-fixados. Possui um traço de aferição no gargalo. Estes tipos de vidrarias de laboratório são usadas na preparação de soluções que precisam ter concentrações definidas. Existem balões volumétricos feitos em vidro borossilicato e em polipropileno.
Pera de sucção (também conhecida como pipetador de três vias) é um instrumento usado para fins laboratoriais. Geralmente feito de borracha, serve para sugar produtos químicos e biológicos em outros instrumentos (geralmente usa-se pipeta graduada ou pipeta volumétrica) sem, assim, ter contato direto com o usuário. Antigamente, os químicos sugavam os líquidos da pipeta usando sua boca. Alguns fluidos eram ácidos, e por isso, os químicos tinham perda de paladar e até deformações na boca. Com a pera de sucção, não existe contato entre o manuseador da pipeta e o fluido,por isso, a pera de sucção é importante. Nela você encontra o botão onde sugar e escorrer o líquido. 1
Dupla braçadeira de bureta toda em alumínio fundido. Duas buretas podem ser solidamente mantidas numa posição vertical, enquanto ainda é permitida uma visão completa da escala .
SUPORTE PARA BURETA - Base com haste, serve como