Materiais e equipamentos de laboratório
Curso Engenharia de Alimentos
Laboratório de Química
“Materiais e equipamentos de laboratório”
Alunos: Carlos Henrique
Danieli Ferreira C. Melo
Layon Sêndonys
Thiago Martins
Professora: Patricia Martins Guarda
Palma: 19 de novembro de 2013
Objetivo
Este relatório tem por objetivo relatar a variação de volume existente de uma vidraria para outra, para observar qual pode ser usada de forma mais exata dentro do laboratório.
Conclusão
Foi observada em todas as vidrarias uma diferença em relação ao escrito no vidro, tanto da pipeta para o balão, como do balão volumétrico para a proveta e seguida veio à diferença da bureta para o balão volumétrico. A variação foi maior da bureta para o balão volumétrico, pois em relação às outras vidrarias foi a que ficou mais acima do menisco.
Também foi feito a filtração simples, na qual notou uma demora na separação da terra da água que caia no Becker; para uma filtração mais rápida foi usado a bomba de filtração a vácuo, onde foi feito o mesmo procedimento que na filtração simples, onde o tempo de filtração acelerou consideravelmente.
A pesagem foi feita com o vidro de relógio como recipiente para colocar 0,5 g de NaCl, onde após “tarar” a balança analítica com o vidro sobre a mesma observa-se que é necessário um pouco de paciência até colocar a quantidade exata que será utilizada no laboratório.
Por fim o procedimento da montagem do funil de decantação, onde a solução de água e óleo que foram colocadas dentro do funil de decantação foi se separando ao ser deixado em repouso e após a abertura da torneira instalada no funil saiu apenas à água, ficando dentro apenas o óleo. Um processo simples que se feito com os equipamentos corretos facilita para a obtenção dos resultados buscados. E tão importante quanto saber utilização das vidrarias é saber que após o termino dos experimentos é necessária que