Equipamentos, materiais e normas de biossegurança em laboratório de microbiologia
A biossegurança é um conjunto de estudos, técnicas e procedimentos que visam prevenir ou controlar os riscos e as consequências da manipulação biológica e da atividade científica.
As normas de biossegurança no laboratório de microbiologia são então, as medidas necessárias para a manipulação adequada de agentes biológicos (microbiológicos), químicos e físicos para prevenir, controlar, diminuir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, o ambiente e os experimentos, além da organização, higiene e limpeza que deve ser seguida com todo o laboratório, incluindo equipamentos e materiais.
Essas normas são fundamentais devido às práticas estarem relacionadas com microorganismos, sendo que alguns deles podem causar doenças às pessoas presentes no laboratório e a manipulação e manuseio de algum equipamento, material e agentes podem causar danos físicos.
Os equipamentos e materiais são um conjunto de objetos ou instalações, necessários para o exercício de práticas no laboratório, além de ajudar nos processos de composição, desenvolvimento e conclusão das análises.
2 - OBJETIVO
O objetivo é aprender sobre as normas a serem seguidas dentro do laboratório de microbiologia e instruir-se sobre a utilidade dos materiais e equipamentos contidos no mesmo, com a finalidade de prevenir acidentes e saber exatamente o que está manuseando nas práticas.
3 - MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
3.1 Vidrarias
• Tubos de ensaio: são tubos de vidro, sem borda ou com tampa de plástico de rosca, pode variar o tamanho e utiliza-se no cultivo de microorganismos em pequeno volume.
Figura 1: Tubos de ensaio sem borda
Figura 2: Tubos de ensaio com tampa
• Placas de Petri: são recipientes redondos, de vidro ou de plástico, com tampa rasa. Serve para conter meio de cultura sólido.
Figura 3: Placas de Petri
• Pipetas graduadas: utilizam-se para diluições,