Materiais e equipamentos básicos de laboratório
Os laboratórios, quer sejam de física, química ou outros, tem por finalidade tornar vívido o que se aprende nas aulas teóricas. Eles auxiliam o aluno a ter uma experiência que mais tarde será imprescindível no mercado de trabalho. Assim, a primeira visita ao laboratório é de suma importância, principalmente para a identificação dos instrumentos de laboratório e familiarização com o ambiente, para que possam ser realizados estudos mais aprofundados.
Nesse primeiro contato com o laboratório são repassadas algumas lições essenciais, tais como: aprender o nome de cada material e equipamento, reconhecê-los e aplicar corretamente a técnica para a sua devida utilização. Infelizmente, a ocorrência de acidentes em laboratórios ainda é um problema que preocupa tanto alunos como educadores. Desta forma, é necessário saber a utilização correta dos equipamentos, pois isso evitará tanto danos materiais, quanto danos físicos que podem ser até mesmo irreversíveis.
Destarte, o seguinte relatório tem por finalidade demonstrar os materiais e equipamentos básicos que compõe um laboratório, definindo cada qual a sua função e a técnica correta a ser utilizada no momento de sua utilização.
2.0 OBJETIVOS
- Associar o nome de cada material/equipamento com seu uso específico;
- Reconhecer os diversos materiais de um laboratório;
- Aplicar corretamente a técnica de utilização de cada material.
3.0 PARTE EXPERIMENTAL
3.1. MATERIAL, REAGENTES E EQUIPAMENTOS
VIDRARIA
Balão volumétrico, bastão de vidro, béquer, bureta, erlenmeyer, funil de vidro, Kitassato, pêra de decantação, picnômetro, pipeta graduada, pipeta volumétrica, proveta, tubo de centrífuga, tubo de ensaio, vidro de relógio.
EQUIPAMENTOS Balança semi-analítica, bico de bunsen (gás), bomba à vácuo, centrífuga, densímetro, dessecador, estufa, forno mufla, paquímetro, pHmetro, termômetro.
PORCELANA