Materiais poliméricos
MATERIAIS E PROCESSOS 1
21/02/2014
Materias Poliméricos:
Os materiais poliméricos são macromoléculas formadas pela reunião de unidades fundamentais (os “meros”) repetidamente que dão origem a longas cadeias. O tamanho das cadeias formadas principalmente por átomos de carbono, ou seja a massa molar, é o aspecto principal que confere à este grupo de materiais uma série de características à eles associadas. Eles são usados desde a antiguidade, porém, nessa época eram usados apenas polímeros naturais, mas somente no início do século XX os processos de polimerização artificial surgiram.
Os polímeros de adição podem ser divididos em polímeros de condensação ou adição. Os polímeros de condensação, também denominados polímeros de eliminação, são aqueles em que seus monômeros iguais ou diferentes se unem com a eliminação simultânea de moléculas de água ou outras pequenas moléculas de compostos que não farão parte do polímero.
Sempre os polímeros de condensação terão uma estrutura regular, uniforme, isto é, os polímeros sempre virão alternados e não de forma aleatória. Só poderão ser formados copolímeros (cuja estrutura é irregular) quando mais de dois monômeros se unirem para formar o polímero de condensação.
Alguns dos polímeros de condensação mais importantes e mais utilizados em nossa sociedade são:
Poliuretano: obtido pela condensação do di-isocianato de parafenileno com o
1,2-etanodiol. É usado em isolamentos, aglutinantes de combustível de foguetes, revestimentos internos de roupas, espumas para estofados, pranchas de surfe, etc.
Baquelite: as substâncias que dão origem ao baquelite são o benzenol e o metanal. É empregado em revestimentos como tintas e vernizes, colas para madeira, cabos de panelas, interruptores de luz, tomadas, plugues, tampas, etc. Na polimerização de adição, todos os átomos do monômero são incorporados na cadeia do polímero. O ponto de partida para as reações de adição é a