inocencia
AUTOR: Visconde de Taunay
EDITORA: Rideel
GÊNERO: Romance
PERSONAGENS:
Inocência: Cabelos longos e pretos, nariz fino, olhos matadores, beleza deslumbrante e incomparável, faces mimosas, cílios sedosos, boca pequena e queixo admiravelmente torneado. Enfim, uma jovem de beleza deslumbrante e incomparável.Simples, humilde, meiga, carinhosa, indefesa e eternamente apaixonada.
Martinho dos Santos Pereira
Tico
Maria Conga
Major Martinho de Melo Taques
Manecão
Antônio Cesário
Guilherme Tembel Meyer
José Pinho [Juque]
Cirino Ferreira Campos: Tinha mais ou menos 25 anos, presença agradável, olhos negros e bem rasgados, barbas e cabelos cortados quase à escovinha. Era tão inteligente quanto decidido. 'Doutor' Cirino era caridoso, bom doava a própria vida em defesa do amor.
ESPAÇO:
O lugar é bem evidente: sertão de Mato Grosso.Há no livro a caracterização romântica do espaço, como se fosse um lugar único, privilegiado, visto e narrado pela primeira vez por alguém.
TEMPO:
Duas datas são citadas durante a história: 15 de julho de 1860 e 18 de agosto de 1863. Essas datas servem para nos dar uma referência de quando a narrativa se passou. O narrador também faz uso de flashes, ou seja, cortes no tempo, servindo para alternar os episódio da história.
RESUMO:
Cirino, um rapaz muito curioso e de boa índole. Ele viajava pelo sertão se apresentando com um medico dando consultas, quase sempre bem sucedidas, embora ele fosse apenas um farmacêutico. Com o tempo ele conhece Pereira, um pequeno proprietário rural, que tinha uma filha que estava doente.
Ele aceita a hospitalidade de Pereira e cura a febre da filha do proprietário, chamada Inocência. Mas ao vê-la ele se encanta com sua beleza e se apaixona por ela. No entanto Inocência já estava prometida a um vaqueano, Manecão, e assim caracteriza-se a temática do romance: um amor impossível. Quase que simultaneamente,um naturalista alemão chamado Meyer, que vagava pelos