Materiais polimericos
Pedro A. P. Nascente
Universidade Federal de São Carlos
Departamento de Engenharia de Materiais
13565-905 São Carlos, SP
E-mail: nascente@ufscar.br
Introdução
Os polímeros naturais, derivados de plantas e de animais, têm sido usados há muitos séculos; incluem a madeira, a borracha, o algodão, a lã, o couro e a seda. Muitos plásticos, borrachas e fibras atualmente utilizados são polímeros sintéticos; são produzidos a baixo custo e suas propriedades podem ser superiores às dos materiais naturais. Em algumas aplicações, peças metálicas e de madeira foram substituídas por plásticos, que possuem propriedades satisfatórias e podem ser produzidos a custos mais baixos.
Moléculas de Hidrocarbonetos
A maioria dos polímeros é de origem orgânica e muitos materiais orgânicos são hidrocarbonetos, ou seja, compostos de hidrogênio e carbono. As ligações intramoleculares são covalentes. Cada átomo de carbono possui quatro elétrons de ligação e cada átomo de hidrogênio, apenas um elétron de ligação. Uma ligação covalente simples existe quando cada um dos dois átomos contribui com um elétron, como na molécula de metano (CH4). As ligações duplas e triplas entre dois átomos de carbono envolvem o compartilhamento de dois e três pares de elétrons, respectivamente.
Representação esquemática da ligação covalente em uma molécula de metano.
No etileno (C2H4), os dois átomos de carbono estão ligados um ao outro por meio de uma ligação dupla, e cada átomo de carbono ainda está ligado através de uma ligação simples a dois átomos de hidrogênio. Um exemplo de ligação tripla é encontrado no acetileno (C2H2).
Acetileno
Etileno
As moléculas que possuem ligações covalentes duplas e triplas são denominadas de insaturadas. Ou seja, cada átomo de carbono não está ligado ao número máximo possível de outros átomos (quatro); é possível que um outro átomo ou grupo de átomos se ligue à molécula original. Em
um