Materiais Polimericos
Visão Geral
Polímeros
Origina-se do grego poli (muitos) e mero
(unidade de repetição).
Monómero
Dímero
Trímero
Polimero
Estrutura Química
Polimerização:
processo resultante da reação entre dois monômeros para formar o polímero. A ligação entre os monômeros é feita através de pontos reativos, isto é, átomos ou grupos de átomos capazes de efetuarem uma nova ligação química, seja pelo rompimento de ligações duplas ou triplas ou pela eliminação de moléculas simples
(H2O, NH3, HCl,...)
MATÉRIA PRIMA
Classificação dos Polímeros
Os termoplásticos são polímeros que necessitam de calor para sem moldados e após o arrefecimento, mantêm a forma que lhes foi conferida pelo processo de fabricação e a rigidez. Ex: Os mais conhecidos são o polietileno, o orlon (acrilonitrila), o náilon, o politubeno, o PVC (cloreto de polivinila), o PVA (acetato de polivinila)
Os plásticos termofixos ou termoendurecíveis são polímeros que se moldam numa determinada forma permanente e endurecem após uma determinada reação química (reticulação). Não podem ser reciclados.
Ex: os silicones, o dracon (poliéster), a resina alquídica, a resina epóxi e as melaminas.
Elastômeros: são polímeros que podem receber elevadas deformações elásticas sem que se deformem permanentemente, isto é, podem sempre readquirir a sua forma original. São denominados de borracha sintética. Os mais utilizados são o neoprene (policloropreno)
MOLDAGEM
Injeção
Extrusão
CICLO DA CIÊNCIA E
ENGENHARIA DOS MATERIAIS
• Matéria prima básica
• Sucata ou Resíduo
• Materia
Prima
Industrial
Etileno
+
Cloro
PVC
Tubos cortados ou quebrados Tubulação de PVC
• Bem de consumo NORMALIZAÇÃO
•NBR 5647-1: Sistemas para adução e distribuição de água- Tubos e conexões de PVC 6,3 com junta elástica e com diâmetros nominais até
DN 100.
•NBR 5626 – Instalação predial de água fria;
•NBR 9822 - Execução de Tubulações