Materiais II
DE CONSTRUÇÃO II
PROF: TALES AUGUSTO
OBJETIVOS:
• Conhecer as propriedades dos materiais de construção, suas qualidades, possibilidades e limitações visando o uso nas edificações.
Desenvolver habilidades para especificar materiais, selecionar fornecedores, especificar ensaios, analisar e criticar resultados de ensaios, visando-se uma otimização técnica e econômica dos serviços onde sejam aplicados.
DEFINIÇÃO DE MATERIAIS DE
CONSTRUÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E
ENSAIOS
•
“ Materiais de construção dão um conjunto dos objetos que constituem ou formam uma obra e cujas propriedades básicas variam de material para material”.
• A classificação dos materiais de construção se dá quanto à origem, função, composição, estrutura interna e composição química.
• Na questão seleção dos materiais de construção, utilizam-se critérios de ordem técnica, econômica e estética.
• Na engenharia civil, em qualquer tipo de construção, o Engenheiro deve estar atento à obtenção, aplicação, conservação, durabilidade e necessidade de ensaios de laboratórios para melhor aplicá-los na obra.
• Com o objetivo de classificar e testar a qualidade dos materiais, são realizados ensaios, que podem ser indiretos feitos em laboratórios em que são observados os seguintes aspectos: produção, recebimento e de identificação; e diretos, que são realizados mediante observação de seu comportamento na obra.
POR QUE ESTUDAR A CIÊNCIA E
ENGENHARIA DE MATERIAIS?
• Por que estudamos os materiais? Muitos cientistas e engenheiros de aplicações, sejam das áreas de mecânica, civil, química ou elétrica, vão uma vez ou outra se deparar com um problema de projeto que envolve materiais. Os exemplos podem incluir as fundações (estacas de aço, madeira, concreto, pré-moldada) a superestrutura para um edifício, um componente de uma refinaria de petróleo ou um chip de circuito integrado. Obviamente, os cientistas e engenheiros de materiais são especialistas totalmente