Materiais II
Introdução
Muito tem se discutido, falado dentro do Brasil em se tratando de mobilidade urbana ou nas estradas, em que um pais do tamanho do nosso onde se paga a maior carga tributária do mundo, ainda tenhamos estradas precárias que dentre, o terrestre é o mais utilizado. O uso inadequado dos modais gerou uma enorme dependência do modal rodoviário, que acaba suprindo lacunas dos demais modais, porém apresenta um frota ultrapassada e as rodovias em condições precárias. A malha ferroviária existente, em boa parte construída no início do século passado, sofre resquícios de falhas no processo da recente privatização que a impede de impulsos maiores. A participação dos modais hidroviário e aéreo é praticamente inexistente. O sistema de transporte é essencial para a movimentação da economia de um país. Sem este sistema os produtos não chegariam até seus consumidores, as indústrias não teriam acesso as matérias-primas e nem teriam condições de escoar sua produção. É um setor totalmente horizontalizado viabilizando todos os outros setores da economia.
A situação brasileira atual da matriz de transportes de cargas acarreta perda de competitividade para as empresas nacionais, uma vez que a ineficiência dos modais gera um elevado Custo País, se tornando um fator limitante para o desenvolvimento regional e internacional do Brasil.
Distribuição: A distribuição é um processo que está associado ao movimento de material de um ponto de produção ou armazenamento até o cliente. As atividades abrangem as funções de gestão e controle de estoque, manuseio de materiais ou produtos acabados, transporte, armazenagem, administração de pedidos, analise de locais de redes de distribuição, entre outras.
O retorno desses produtos em bom ou mau estado é parte desse processo embora alguns segmentos pouca atenção seja dada a essa