Trabalho II Materiais
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
TRABALHO II
DEFINIÇÃO DE DOSAGEM DE CONCRETO EM OBRA
Bruno Tiggemann
Cristian Maldaner
Jacson Pacheco
Mateus Batistti
Rodrigo Nicolini Weizenmann
Trabalho referente à definição de dosagem de concreto em obra da d disciplina de
Materiais da Construção Civil II, do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário UNIVATES.
Professor: Rafael Mascolo
Lajeado, 27 de junho de 2015.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa à obtenção de traço, custos e quantidades de materiais para realização de concreto em uma cidade distante de centrais dosadoras de concreto. Á partir de gráfico de dosagem previamente estabelecido em aula realizam-se leituras de dados para realização de cálculos da quantidade de materiais a serem utilizados em betonadas de concreto realizadas na obra. As referidas equações encontradas são constantemente aplicadas em canteiros de obras atualmente, para que se tenha um mínimo de controle da produção do concreto dosado in loco.
CÁLCULOS DE DOSAGEM
O início do trabalho deu-se do trabalho discente efetivo, com o rompimento dos corpos de prova e realização do diagrama de dosagem. Depois de aulas teóricas sobre ensaios de caracterização de materiais, realizou-se com toda a turma uma aula prática no Laboratório de Tecnologias de Construção da Univates
(LATEC), e, a partir dos resultados obtidos se estudou os parâmetros necessários para a dosagem de concreto imposta ao grupo.
Em uma cidade distante de centrais dosadoras uma habitação está sendo construída e necessita de concreto. A dosagem deve atender os seguintes aspectos: Resistência do concreto pretendida aos 28 dias: Fck = 30 MPa.
Slump: 100±20mm.
Utilizar areia com 5% de umidade.
Não exceder o peso por padiola de 55 Kg.
Produzir a quantidade de 3 metros cúbicos de concreto.
Com a utilização dos parâmetros utilizados para dosagem em obra, deve-se considerar um desvio de dosagem de 7,0 MPa (condição C) para concreto dosado em obra.
Com isso, caso um