Materiais fotovoltaicos
CENTRO DE TECNOLOGIA
CAMPUS – ALEGRETE - RS
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
KARINY SILVA DE OLIVEIRA
MARCELO ENGERS DA CRUZ
MATERIAIS FOTOVOLTAICOS
Alegrete
2011
2
KARINY SILVA DE OLIVEIRA
MARCELO ENGERS DA CRUZ
MATERIAIS FOTOVOLTAICOS
Trabalho da disciplina de Materiais
Elétricos e Eletrônicos do curso de
Engenharia Elétrica da Universidade
Federal do Pampa, Campus Alegrete.
Orientador Professor Dr. José Wagner
Maciel Kaehler.
Alegrete
2011
3
RESUMO
A energia solar é convertida em energia elétrica a partir de cargas elementares que vão produzir a corrente elétrica, são os elétrons, cargas negativas elementares contidas no seio dos materiais semicondutores. Todos os materiais são constituídos por átomos que possuem um núcleo e um conjunto de elétrons que gravitam em seu redor.
Os elétrons periféricos vão absorver energia solar, o que lhes permite libertarem-se da influência do núcleo. Estes elétrons livres podem constituir uma corrente elétrica. Para que os elétrons libertados pela energia solar possam constituir uma fonte de energia elétrica, eles deverão constituir uma corrente elétrica, isto é, circular no exterior do semicondutor, num circuito elétrico.
É uma forma de energia renovável e ecologicamente correta que cresce gradativamente com o passar do tempo, pois é uma ótima alternativa para lugares de difíceis acessos, onde levar a energia convencional se torna trabalhoso e com custo elevado. À medida que baixar o custo ficará mais fácil para todos usarem, diminuindo os custos com energia elétrica e contribuindo para diminuir os efeitos catastróficos que algumas formas de gerar energia geram ao mundo.
Os materiais fotovoltaicos também podem converter calor em energia elétrica, sem precisar de a luz solar, chamada energia da radiação.
Palavras chaves: Energia; Materiais; Energia Solar; Células Fotovoltaicas.
4
SUMÁRIO