Aborto
Físico- Química A
“Painéis fotovoltaicos”
Docente: Anabela Silva
Tavira, 15 de Maio de 2013
Introdução/ Índice
Este trabalho tem o objetivo de dar a conhecer um pouco mais as diversas funções desempenhadas pelos painéis fotovoltaicos e a sua respectiva composição. Serão abordados temas como:
Definição de painel fotovoltaicos;
O funcionamento da célula fotovoltaica;
A história da célula fotovoltaica;
Vantagens e desvantagens da sua utilização;
Utilização da energia gerada;
Situação Atual;
Em estudo…
Conclusão.
O que são painéis fotovoltaicos?
Os Painéis solares fotovoltaicos são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica. São compostos por células solares, que captam, em geral, a luz do Sol. Os principais componentes da célula fotovoltaica correspondem às camadas de materiais semicondutores* -cristais de silício- onde é produzida a corrente eléctrica. Além desses materiais, a célula fotovoltaica apresenta dois contactos metálicos, em lados opostos, para fechar o circuito eléctrico. O conjunto encontra-se encapsulado entre um vidro e um fundo, essencialmente para evitar a sua degradação provocada pelos factores atmosféricos – vento, chuva, poeira, vapor, etc.
Composição das células fotovoltaicas
O silício apresenta-se normalmente como areia, para alterar isto acrescentam-se quantidades de outros materiais. Mediante a junção do silício com fósforo obtém-se um material com electrões portadores de carga negativa – silício tipo N. Realizando o mesmo processo, mas acrescentando boro ao invés de fósforo, obtém-se um material com características inversas, ou seja, com electrões com carga positiva – silício tipo P. Cada célula solar compõe-se de uma camada fina de material tipo N e outra com maior espessura de material tipo P.
*Corpo não metálico que conduz imperfeitamente a electricidade