O mundo tem uma racionalidade, o homem pode descobri-la
Daiane Carvalho da Silva
Iran Débora da Silva
Kamila Carneiro Alves
Raquel Joca Menezes
Thaliane Dolores Ferreira Feitosa
RESUMO: O artigo científico tem por finalidade mostrar a passagem do pensamento mítico para o racional mostrando os acontecimentos que influenciaram essa mudança. O mito como primeira forma de o homem se encontrar no mundo, sua influência no meio social e os fatos que fizeram com que essa forma de situar o ser humano fosse superada pela razão, como por exemplo, as divergentes explicações filosóficas pré-socráticas sobre o princípio das coisas, o surgimento do universo e as inúmeras transformações sociais, políticas e culturais como o surgimento do comércio, da moeda, da Polis, da lei escrita e da filosofia, partindo da Antiguidade Clássica, mais precisamente na Grécia, a base do pensamente ocidental.
Palavras-Chave: Pensamento mítico, Razão, Transformações, Polis, lei escrita, Filosofia.
ABSTRACT: The paper aims to show the transition from mythical to rational thought showing the events that influenced this change. The first myth as a way to meet the man in the world, its influence in the social environment and the facts that made this form to place the human being was overcome by reason, for example, the divergent philosophical explanations about the pre-Socratic principle of things, the emergence of the universe and the many social, political and cultural as the emergence of trade, currency, the Polis, the written law and philosophy, starting from antiquity, specifically in Greece, the base of pensamente West.
Keywords: mythical Thought, Reason, Transformations, Polis, written law, philosophy. 1. INTRODUÇÃO
A sociedade era regida pelo mito, por suas implicações tanto no âmbito individual como social. No entanto, como não havia meios precisos para se chegar a este pensamento, o homem foi buscando novas formas de observar e relatar a realidade. Com isso,