O MUNDO TEM UMA RACIONALIDADE, O HOMEM PODE DESCOBRÍ-LA
Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo
Disciplina: Introdução às Ciências Sociais Aplicadas
CAPÍTULO 2 - O MUNDO TEM UMA RACIONALIDADE, O HOMEM PODE DESCOBRÍ-LA
Será que o homem pode descobrir a racionalidade que existe no mundo? Sim, pois na tentativa de resolver os problemas sociais causados pela riqueza e poder dos oligarcas no período arcaico, "foram desenvolvidos noções de cidadania e democracia, sendo o cidadão responsável pela participação ativa nas decisões e organizações da sociedade" (pág. 35), usando, assim, o seu próprio raciocínio. "Mas nem todos os homens chegavam a compreender a verdadeira racionalidade do universo, mesmo que a compreensão dessa racionalidade lhes fosse apresentada" (pág. 49), segundo Heráclito.
Através da forma de buscar explicações para a origem do universo usando sua própria inteligência, alguns filósofos vindo da região de Jônia, tinham diferentes pontos de vista para a resposta dessa questão, mas eram similares ao acreditar que os elementos vinham da natureza, algo real, 'palpável', já não mais tão ligados aos fatos mitológicos.
Pitágoras, por exemplo, atribulou aos números como fundadores e melhor explicação para o surgimento do universo. Números não representados aqui como símbolos, mas sim como elemento da Natureza. Acreditava também que o conhecimento mútuo da sociedade ajudava a estabelecer uma igualdade, já que não haveria, assim, discórdia.
Parmênides acreditava que não havia possibilidade de mudar, pois todo o Ser (podendo ser da natureza e seus elementos) "eram contínuos, sem começo e sem fim - eterno, intemporal, indivisível e imóvel" (pág. 49). Assim como Parmênides, Demócrito também considerava o ser como algo imutável e indestrutível, mas para ele, por ser um número infinito de átomos, o compositor do universo.
CAPÍTULO 3 - O PENSAMENTO EXIGE MÉTODO, O CONHECIMENTO DEPENDE DELE
Por que para se obter