Materiais ferramentas de corte (aço rapido)
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI/SC EM LAGES
CURSO DE TECNOLOGIA EM FABRICAÇÃO MECÂNICA
ALUNO: JOSÉ CARLOS BACKES DA LUZ
MATERIAL DAS FERRAMENTAS DE CORTE.
Desde os primórdios da humanidade, o homem vem buscando meios de facilitar sua vida e seu trabalho. Usando-se diferentes tipos de ferramenta, desde os feitos com materiais mais simples como madeira, pedra e barro, assim como os mais complexos feitos de aço e/ou polímeros e, com o passar dos anos, vários modos de obtenção destas ferramentas foram estudados durante muitos anos, até se obter a forma mais fácil e mais rentável para a sua retirada e/ou transformação.
CLASSIFICAÇÃO DOS MATERAIS PARA FERRAMENTAS DE CORTE.
Segundo Ferraresi (1977), a classificação dos materiais para ferramentas de corte podem ser vistas pela ordem cronológica de desenvolvimento e com base nas características químicas de cada material, se agrupando da seguinte forma: aços-carbono, sem ou com baixo teor de elementos de liga; aços-rápidos; ligas fundidas; metal duro; materiais cerâmicos.
Os materiais mais comuns usados na usinagem são os aços-rapido e o metal duro, embora, dependendo da aplicação, as ligas fundidas se aplicam melhor, pois tem uma dureza maior de a do aço-rapido e é mais tenaz que o metal duro. Outros materiais para ferramentas são o diamante e o cermet (composto de cerâmica e metal), mas ambos têm emprego muito limitado. ... a seleção de um material para ser utilizado em uma ferramenta de corte depende de uma serie de fatores, entre os quais podem ser mencionados os seguintes: materiais a ser usinado; natureza da operação de usinagem; condição da maquina operatriz; forma e dimensões da ferramenta; custo do material para a ferramenta; emprego de refrigeração, etc. (Ferraresi, 1977)
CARACTERÍSTICAS DOS MATERIAIS PARA FERRAMENTAS DE CORTE
Aços-carbono e aços-ligado: entre o final do séc.XVIII e inicio de séc. XIX eram os mais utilizados como ferramentas