Resumo Aços Carbono
Resumo
Introdução: O objetivo do trabalho é o de apresentar as características do aço-carbono e do aço-rápido tais como suas vantagens e desvantagens, suas limitações, sua história até sua aplicação nos dias atuais.
Histórico: Aço-carbono: Até o século XVIII utilizava-se aço-carbono para usinar madeira em tornos mecânicos. Os tornos na época eram manuais.E durante a revolução industrial, com a invenção do torno mecânico automático, aços liga foram utilizados para usinar matérias mais resistentes. Aço-rápido: O Aço-rápido surgiu da necessidade de obter um aço que permitisse usinar em condições extremas. O aumento na produtividade foi significativo.Em 1910, o primeiro aço-rápido por padrões modernos foi desenvolvido. Este material ficou conhecido com T1. Em 1921, o aço-rápido teve uma melhoria nas características, quando adicionaram Colbato como elemento na liga. O Tungstênio ficou escasso por causa da Segunda Guerra Mundial, e então passaram a utilizar o Molibdênio e aumentaram a porcentagem de Carbono e Vanádio. Os matérias ficaram conhecidos por uma letra “M” na frente, por exemplo M1, M2 e a partir daí teve uma queda nos preços dos aços-rápido. Na década de 60 surgiram os primeiros aços-rápido com revestimento, mas que comercialmente só apareceram na década de 70.
Visão geral do tema desenvolvido: Aço-rápido: Aço-rápido, material usado na confecção de ferramentas de corte, devido suas características únicas como capacidade de manter sua dureza mesmo utilizado em cortes rápidos, outra característica importantíssima deste material é a capacidade de manter sua dureza mesmo em temperaturas relativamente altas (até 600°C).
Aço-carbono: Aço-carbono também conhecido como Aço-Ferramenta, são aqueles utilizados nas operações tais como o corte, formação, afiação e outras tantas modificações de uma material qualquer para um formato utilizável, nos processos de usinagem.As principais características deste