ATPS Processos de Fabrica o
Introdução 3
ETAPA 1 3
Passo1 – Estudo sobre os processos mecânicos de Usinagem 3
Passo2 – Brainstorming 3
Passo 3 e 4 – Definir os processos apropriados para produção 4
Etapa 2 6
Passo 1 – Estudo dos conceitos básicos de movimentos e relações geométricas do processo de usinagem 6
Passo 2 – Calculo das Velocidades 7
Etapa 3 8
Passo1 e 2 – Estudo sobre materiais e ferramentas 8
Passo 3 13
ETAPA 4 15
Passo 1 e 2 - Fluidos de Cortes 15
Conclusão 17
Bibliografia 17
Introdução
Este trabalho tem como objetivo desenvolver a atividade prática supervisionada da matéria de processos de fabricação II, tendo como cenário da empresa “Fast Cutting” com 80 funcionários a qual recebeu um pedido de produção, a meta é desenvolver 3 peças na quantidade de 5000 cada uma e detalhar o processo de produção destas peças.
ETAPA 1
Passo1 – Estudo sobre os processos mecânicos de Usinagem
Torneamento: Processo por intermédio da qual um sólido indefinido gira ao redor do eixo da máquina operatriz que executa o trabalho de usinagem e ao mesmo tempo em que uma ferramenta de corte lhe retira material de modo a transformá-lo numa peça.
Fresamento: Processo de usinagem em que o metal é removido por uma ferramenta giratória de múltiplos gumes cortantes. Cada gume remove uma pequena quantidade de metal em cada revolução do eixo onde a ferramenta é fixada. A maquina ferramenta que realiza a operação é denominada fresadora.
Furação: Processo de usinagem que tem por objetivo a geração de furos, na maioria das vezes cilíndricos, em uma peça, através do movimento relativo de rotação entre a peça e a ferramenta multi cortante, denominada broca.
Serramento: Processo que consiste em cortar, abrir fenda e iniciar ou abrir rasgos em um material, executada com serra ou serrote. A serra manual é uma ferramenta composta de um arco de aço-carbono , onde deve ser montada uma lâmina de aço-rápido ou aço carbono dentada. As lâminas das serras ainda podem possuir dentes travados alternadamente,