Materiais da construção civil 1 NBR 15575/2013
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR
Centro de Ciências Técnológicas – CCT
Curso de Engenharia Civil
Materiais de Construção Civil 1
Ildefonso Alcides - 1320421
Rafael Paulo - 1320461
Charles Tadeu - 1310296
Lucas Quitino - 13237661
Tiago MiKael - 1120561
Fortaleza – Ce
2015
Introdução
Para que haja uma organização e padronização em tudo e em todo tipo de material dentro da construção civil, foram criadas normas que regulamentam tudo relacionado à construção, são elas as normas da ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, ela é uma entidade privada e sem fins lucrativos, reconhecida como Fórum Nacional de Normalização, ÚNICO, através da Resolução n.º 07 do CONMETRO, de 24.08.1992.
A ABNT fiscaliza tudo que tem no mercado e coloca dentro das regras de segurança, na prática, a normalização está presente na fabricação dos produtos, na transferência de tecnologia, na melhoria da qualidade de vida através de normas relativas à saúde, à segurança e à preservação do meio ambiente.
Aqui vamos abordar umas das normas da ABNT, conhecida como NBR 15.575, no qual institui o nível de desempenho mínimo ao longo de uma vida útil para os elementos principais (como estrutura, vedações, instalações elétricas e hidrossanitárias, pisos, fachada e cobertura) de toda e qualquer edificação habitacional.
De forma geral, a NBR 15.575 abrange não só edificações com cinco pavimentos, como antigamente, e sim todos os novos edifícios residenciais. A normativa também traz o conceito de vida útil variável dos sistemas.
Entre as suas seis partes, as áreas de pisos e vedações verticais internas e externas foram as que sofreram maiores intervenções. A norma ainda possui partes para requisitos gerais, estrutura, coberturas e sistemas hidrossanitários.
De forma geral, a NBR 15.575, não abrange apenas a penas os edifícios de até cinco pavimentos, como antigamente, mas sim de todos os novos edifícios residenciais. A normativa também traz o conceito