Parede de Concreto
Face ao crescente mercado da construção civil no Brasil verificado pelos últimos anos, favorecido por incentivos financeiros e uma demanda populacional ansiada por construções de novas moradias, aliadas ao uso de novas tecnologias, têm-se visto obras para habitações com diversos padrões e processos construtivos. Os novos processos buscam, entre outras coisas, a redução de custo da construção, tornando-a economicamente viável.
Tal fato evidenciado pelas cidades brasileiras torna-se de grande importância, uma vez que os usuários dessas construções necessitam de padrões de exigência ainda não considerados nas normas prescritivas. Coube à ABNT NBR 15575 - Norma de desempenho e sua inter-relação entre as outras normas prescritivas atender a essas exigências.
Como as vedações são de fundamental importância numa obra habitacional, as avaliações térmica e acústica delas depois de prontas tornam-se essenciais para a constatação do que prevê a Norma de Desempenho, tendo uma ligação direta com a satisfação dos usuários. Dessa maneira, é possível conhecer melhor a utilização cada vez mais frequente de paredes de concreto armado em conjuntos habitacionais e constatar se sua utilização atende ou não os requisitos desta norma, no que se refere ao desempenho térmico e acústico.
2 JUSTIFICATIVA
Tendo em vista a crescente concorrência no mercado da construção civil os projetistas de concreto armado como também as construtoras buscam por soluções que tragam redução de custo (material e/ou mão de obra) e rapidez em obras residências, junto também com a qualidade e durabilidade dos materiais. O uso dessa técnica vem se tornando cada vez mais presente em obras residências, levando em consideração essa crescente demanda no mercado brasileiro, é importante o estudo dessa tecnologia de placas de concreto moldadas in-loco onde em particular teremos foco no comportamento acústico e térmico dessas construções, de modo a verificar se