materiais compósitos
Ao decorrer da história da humanidade os seres humanos sempre buscaram sua evolução e superação e isso serviu também para os materiais e suas técnicas de produção. O homem aprendeu a usar a pedra, os metais, o fogo e com o passar do tempo se apropria e transformaa matéria-prima da melhor forma que lhe possa servir. Diante disso surgiu o material compósito, que é caracterizado pela união de dois ou mais materiais insolúveis entre si, que se combinam gerando propriedades que sozinhos não possuíam. Isto é, chegou um período em que surgiu a necessidade de um material com determinada característica, mas nenhum material existente supria essa necessidade, então o homem, ser racional, conseguiu as propriedades almejadas a partir do uso concomitante de materiais já existentes.
Essa técnica já é usada há bastante tempo, há relatos do uso de argila reforçada com palha em tijolos de paredes rudimentares no Antigo Egito, no entanto, o termo “material compósito” só foi se tornar comum e ser usado em escala industrial no século XX, principalmente a partir da década de 60 quando surgiram as fibras de carbono aplicadas em aviões.
Na atualidade a tecnologia de produção de materiais compósitos está em franco desenvolvimento. Segundo dados de 2006 da ABMACO (Associação Brasileira de Materiais Compósitos), ela possui em torno de 120 empresas associadas a esse segmento, que vem desenvolvendo atividades na área. O maior mercado de compósitos é o automobilístico (31%), seguido da construção civil (19,7%), naval (12,4%), equipamentos eletrônicos (9,9%). A grande surpresa é o fato de a indústria aeroespacial, uma das grandes responsáveis pela fomentação do desenvolvimento dos compósitos representar apenas 1% do mercado.
Os materiais compósitos são vitais para a indústria aeroespacial, tornando um desafio a sua produçã006F. Pois peças mais espessas apresentam elevado pico exotérmico, graças a baixa condutividade térmica do composto e o alto calor de reação da resina