Materiais - Compósitos
Visualizar o aprendizado teórico apresentado na aula de matérias e relacionar com a pesquisa desenvolvida pelo grupo sobre compósitos na área automobilística.
Alunos:
Sumário
1. Introdução:
No curso de Materiais foi proposto pela professora Andersan dos Santos Paula, D.Sc. a elaboração de um trabalho sobre materiais compósitos na área automobilística com o intuito de reforçar o aprendizado em aula e compreender a importância o estudo de materiais na engenharia. O Grupo utilizará meio com a internet, livro Callister (Usado com base no curso) e o ensinamento dado pela professora em aula, para pesquisar e elaborar relatório a ser entregue no dia 19 de março de 2013. O trabalho contém uma segunda parte que consiste na apresentação em “PowerPoint”, onde entre os integrantes do grupo será sorteado apenas um para apresentar perante a turma o que foi abordado nesse relatório.
2. Materiais Compósitos:
No sentido mais amplo, podemos definir material composto ou compósito como um produto onde dois ou mais elementos são combinados em uma estrutura para obter vantagens e melhorias que nenhum dos componentes poderia fornecer isoladamente.
Utilizando polímeros, por exemplo, o material composto pode se caracterizar como uma resina polimérica reforçada por fibras de vidro (cerâmica).
Outros compósitos são a madeira, onde a matriz lignina é reforçada com as fibras de celulose; o osso, matriz mineral reforçada com fibras de colágeno; o concreto reforçado com aço, as fibras de carbono reforçadas com resina epóxi, entre outros.
Os materiais compósitos são materiais projetados de modo a conjugar características desejáveis de dois ou mais materiais.
Os materiais compósitos são também conhecidos como materiais conjugados ou materiais compostos.
2.1. História:
No passado, os materiais que eram desenvolvidos para o uso cotidiano marcaram as diferentes Eras (do Ferro, do