materiais compósitos
Materiais Compósitos
Materiais compósitos ou compostos, são aqueles que possuem pelo menos dois componentes ou duas fases, com propriedades físicas e químicas nitidamente distintas em sua composição. Separadamente, os constituintes do compósito mantêm suas características, porém, quando misturados, formam um composto com propriedades impossíveis de se obter com apenas um deles. Alguns exemplos são metais e polímeros, metais e cerâmicas ou polímeros e cerâmicas. O objetivo desse tipo de combinação heterogênea é a obtenção das características de seus componentes, para que apresente melhor desempenho estrutural em condições específicas de uso.
A aplicação de materiais compósitos vai desde simples artigos utilizados no dia a dia até aplicações em produtos de alta tecnologia. A aplicação desses materiais é uma realidade atual nas indústrias de ponta, com destaque no segmento aeronáutico e aeroespacial. Diversos projetos já foram desenvolvidos considerando-se suas propriedades, tais como: F-18 e F-22 no segmento aeronáutico militar; e Airbus 380 e Boeing 787 no segmento de aeronáutica civil. A título de curiosidade, já antigas civilizações utilizavam compósitos (palha + barro) na produção de tijolos
Tipos de materiais compósitos
Os materiais que podem compor um material compósito podem ser classificados em dois tipos: matriz e reforço.
Material de Reforço
Os materiais reforços são os que realçam as propriedades mecânicas, eletromagnéticas ou químicas do material compósito como um todo. Fibras Orgânicas (nylon, poliéster)
Fibra de vidro
Fibra de carbono
Fibra de titânio
Fibra de Boro
Fibras Cerâmicas
Fibras de Carbeto de Silício
Fibras de Alumina
Fibras de Quartzo
Fibras Metálicas
Fibra de Aramida
Madeira (serradura)
Grafite
Fibra de basalto etc. Matriz
O material matriz é o que confere estrutura ao material compósito, preenchendo os espaços vazios que ficam entre os materiais reforços e mantendo-os em suas posições relativas.
Matriz Polimérica
Matriz Metálica