MAteria e metodos
Materiais e reagentes: descrição dos materiais e das preparações dos reagentes utilizados nessa prática;
Procedimento experimental: descrição do procedimento seguido em aula. Deve-se descrever, passo a passo, como a experiência foi realizada, com os verbos no passado. Lembre-se que a forma deverá ser impessoal (pesou-se, transferiu-se, foi determinado...).
Note que esta seção só deve conter uma descrição detalhada de como a parte experimental da experiência foi realizada, sem que se inclua os resultados obtidos experirmentalmente e/ou cálculos realizados. Assim, NÃO INCLUA NA “PARTE EXPERIMENTAL” OS DADOS COLETADOS NO LABORATÓRIO.
Resultados e discussão: Nesta seção do relatório devem ser colocados os dados e resultados obtidos durante a experiência e os cálculos realizados; e fontes de erro experimental.
É sempre conveniente recorrer a tabelas e gráficos, pois permitem concentrar grande quantidade de informações. Uma maneira rápida e eficiente de se registrar dados em um relatório é sob a forma de tabelas e gráficos.
A seguir, são exemplificadas as formas corretas de se construir tabelas e gráficos.
Cada figura e cada tabela apresentada devem conter um número e quando citadas no texto devem ser citadas por esse número.
Tabelas e figuras, além de numerados, devem conter uma legenda explicativa. Para as tabelas a legenda é colocada acima da mesma, para a figura a legenda vem abaixo. Gráficos são tratados como figuras e devem conter nos eixos as informações de que variável representa e em qual unidade.