Eu sou o único a votar
Toda Matéria / Língua Portuguesa / Texto Informativo
Texto Informativo
Compartilhar no Facebook Tweetar
O texto informativo corresponde aquelas manifestações textuais cujo emissor (escritor) expõe brevemente um tema, fatos ou circunstâncias a um receptor (leitor). Em outras palavras, representam as produções textuais objetivas, normalmente em prosa, com linguagem clara e direta (linguagem denotativa), que tem como objetivo principal transmitir informação sobre algo, isento de duplas interpretações.
Assim, os textos informativos, diferente dos poéticos ou literários (que utilizam da linguagem conotativa), servem para conhecer de maneira breve informações sobre determinado tema, apresentando dados e referências, sem interferência de subjetividade, desde sentimentos, sensações, apreciações do autor ou opiniões.
Por isso, nos textos informativos, por exemplo, as notícias (relatos sobre algum fato, acontecimento recente), o redator (emissor) está encarregado de transmitir a informação para os receptores (leitores) da maneira mais objetiva possível, de modo que essa informação estará sempre alheia ao seu emissor, ou seja, será sempre um fato externo à ele. Em resumo, o autor dos textos informativos é um transmissor que se preocupa em relatar informações da maneira mais objetiva e verossímil.
Igualmente aos outros gêneros textuais, o texto informativo é constituído por uma introdução (tese), momento de exposição das informações necessárias para informar o tema que será explorado pelo emissor (autor); desenvolvimento (antítese), parte fundamental que contém as informações completas sobre o tema, desde dados mais relevantes, ou melhor, todos os dados que se pode reunir para apresentação do tema; e a conclusão (nova tese), encerramento do texto com exposição da ideia central.
Para saber mais, acesse os links: Tipos de Textos e Gêneros Textuais