margem de contribuição
A grande concorrência dos mercados faz com que as empresas se preocupem cada vez mais com os mínimos detalhes de todo seu funcionamento, para que tudo seja perfeito e funcione na melhor ordem possível. Uma grande dificuldade das empresas que trabalham com vendas é saber usar seus preços para se igualar ou melhorar com os da concorrência. Para tanto, tem de haver estudos e planejamentos dentro da própria instituição para que se saiba com que preços trabalhar, para que não haja prejuízos para a empresa e ao mesmo tempo seja compatível com a concorrência. Uma das coisas mais importantes a serem levadas em consideração nesses casos é a margem de contribuição, muitas vezes ignorada ou mal estudadas pelos gestores e administradores das empresas.
Margem de Contribuição é quantia em dinheiro que sobra do preço de venda de um produto, serviço ou mercadoria após retirar o valor do gasto variável unitário, este composto por custo variável unitário e despesas variáveis. Tal quantia é que irá garantir a cobertura do custo fixo e do lucro, após a empresa ter atingido o Ponto de equilíbrio, ou ponto crítico de vendas (Break-even-point).
Ela representa uma margem de cada produto vendido que contribuirá para a empresa cobrir todos os seus custos e despesas fixas, chamados de custo de estrutura/suporte.
2 CONCEITO
Definimos como margem de contribuição como sendo a diferença entre o preço de venda do produto, serviço ou mercadoria menos o custo direto variável e as despesas variáveis. A margem de contribuição é utilizada para calcular quanto que cada produto proporciona para a empresa de retorno, para pagar seus custos fixos. A margem de contribuição pode ser entendida com o montante de dinheiro que a empresa tem disponível para cobrir os seus custos fixos e para obter lucros.
A margem de contribuição pode ser calculada tanto em valor como em porcentual, considerando, que ela representa o que se resta entre o preço de venda