Materia e energia
Disciplina: Química Turno: Manhã
Alunos: Karolaine Barbosa Mateus de Souza Wyderlan da Nóbrega Araújo
Matéria e Energia
Atividade apresentada como exigência de avaliação da disciplina de Química ministrada no bimestre I pelo professor Jardeson Allef.
Cacimba de Areia– PB
Março – 2013
Tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço é considerado matéria. As partículas que formam a matéria são chamadas de átomos. Temos como exemplo de matéria a água, a madeira, e também o ar, que não podemos ver, mas, sentimos e precisamos para nossa sobrevivência. Com a matéria podemos dá origem aos objetos, como por exemplo, da madeira podemos dá origem as portas, guarda-roupas e várias outras coisas.
A matéria também pode ser dividida em três grupos: gerais, funcionais e específicas; as propriedades gerais são as inerentes a toda espécie de matéria, a massa, a extensão, impenetrabilidade, divisibilidade, compreensibilidade e elasticidade fazem parte dessa propriedade; as propriedades funcionais são as mais comuns, elas se identificam pelas as funções que cada uma delas desempenha e as propriedades específicas são as individuais, nelas se encontram as organolépticas, as químicas e as físicas.
Já a energia é tudo que pode modificar a matéria. Existem várias formas de energia: a energia mecânica, a energia elétrica, a energia nuclear, etc. Sabemos que a transformação e conservação são as principais propriedades da energia. A transformação é aquela que pode se modificar em outras energias, como por exemplo, a queda d’água, pode transformar energia potencial em energia elétrica; já a conservação é aquela que não pode ser criada e também não pode ser destruída.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALVES Líria. Disponível em:
Disponível em: