sasa
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: CONTABILIDADE
PROF.: GILBERTO SANTOS FERREIRA
CONTAS DE RESULTADO
Contas de Resultado
As contas de Resultado você ainda não conhece, Dividem-se em Contas de despesas e Contas de Receitas. Aparecem durante o exercício social, encerrando-se no final do mesmo. Não fazem parte do Balanço Patrimonial, mas é por meio delas que sabemos se a empresa apresentou lucro ou prejuízo em suas atividades.
Despesas
Despesa, para a Contabilidade, é o gasto necessário para a obtenção de receita. As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos.
As despesas decorem do consumo de Bens e da utilização de serviço. Por exemplo: a energia elétrica consumida, os materiais de limpeza consumidos (sabões, desinfetantes, vassouras, detergentes), o café consumido, os materiais de expediente consumidos (canetas, papéis, cartuchos de tintas para impressoras, impressos e outros), a utilização dos serviços telefônicos etc.
As despesas são registradas pela Contabilidade por meio das Contas de Resultado. Temos a seguir alguns exemplos de Contas de Despesas:
- Água e Esgoto - Fretes e Carretos
- Aluguéis Passivos - Impostos
- Café e Lanches - Juros Passivos
- Contribuições de Previdência - Material de Expediente
- Descontos Concedidos - Material de Limpeza
- Despesas Bancárias - Prêmios de Seguro
- Energia Elétrica - Salários
Receitas
Receita e a entrada de elementos para o ativo em dinheiro ou direitos a receber, correspondentes, à venda de produtos ou prestação de serviços, de uma empresa.
As receitas decorrem da venda de Bens e da prestação de serviços. Existem em número menor que as Despesas, sendo as mais comuns representadas pelas seguintes contas:
- Aluguéis Ativos - Descontos Obtidos
- Juros Ativos - Receitas de Serviços
- Vendas de