materia prova
Este trabalho percorre o desenvolvimento do Serviço Social, desde os primeiros atos de assistência social, na década de 30, período em que se afirmou o Sistema Capitalista, berço dos primeiros conflitos e as lutas de classe. Para desenvolver este tema, nos utilizamos do filme Tempos Modernos de Charlie Chaplin, o qual ilustra as mudanças decorrentes da industrialização e das novas tecnologias.
Logo, buscamos apontar as mudanças sofridas no campo de trabalho do Assistente Social, bem como a nova estruturação deste profissional, à busca de novas formas de atuação e a ruptura com o modelo capitalista.
Ao final, traremos duas questões sociais decorrentes da atualidade, vinculando as atribuições do Assistente Social neste cenário.
Com isto, vimos o Serviço Social, busca incessantemente promover ações sociais, que o desvinculem do caráter assistencialista, que historicamente lhe foi atribuído.
TEMPOS MODERNOS
O filme Tempos Modernos de Charlie Chaplin, trata dos efeitos desumanizadores da inserção das tecnologias e da industrialização, a mudança de atitudes e comportamentos dos sujeitos e a divisão de classe, comparam o homem a uma máquina. Dentro disso a burguesia constitui uma "sociedade dominada", composta por indivíduos uniformes, individualistas e consumistas. O filme inicia mostrando ao fundo um grande relógio, o símbolo maior dos tempos modernos, demonstrando simbolicamente que tempo é dinheiro, objetivo maior do capitalismo.
Neste contexto o homem sai da zona rural de onde sobrevivia basicamente da agricultura e do artesanato em busca das melhores condições de vida oferecidas pelas grandes metrópoles, e assim se recoloca na indústria.
Pessoas dominadas pelas maquinas, sujeitos vivendo sem qualidade de vida, para enriquecer uma minoria. O homem que até então vivia no campo, teve que buscar na vida urbana trabalho, e assim se deparou com a velocidade das maquinas, sem estar preparado paa para tal tarefa. Alguns trabalhadores eram mais