Materia Prova Opeb

1074 palavras 5 páginas
1) Paulo Freire:
Sim concordo com esta informação a politica está presente em todos os momentos, ele fala que politica e educação são inseparáveis, porque quando a educação não é politica ela não liberta, quando a educação não é libertadora ela não faz o individuo avançar. Quando a educação é libertadora a vontade de o oprimido é se tornar o opressor. Fazer educação é fazer politica, só alfabetizar vc vai formar mais uma mão de obra que vai ser explorada.

2) Pierre Bourdier:
Alunos que pertencem a classes sociais mais favorecidas trás de berço uma herança de cultura que ele chamou de capital cultural. A cultura são valores e significados que orientam e dão personalidade a um grupo social, já a capital cultural é uma metáfora criada por Bourdier para explicar como a cultura em uma sociedade dividida em classes se transforma numa espécie de moeda que as classes dominantes utilizam para acentuar as diferenças. A cultura se transforma em um instrumento de dominação além disso a classe dominante impõe as classes dominadas sua própria cultura, dando-lhe um valor incontestável fazendo com que seja cultura boa. Bourdier batizou então de arbitrário cultural dominante, que significa uma cultura se impor sobre outra. Contribuições para a educação foi transpor toda essa ideia para dentro da escola. Os desfavorecidos são crianças que não tiveram contato através da família com capital cultural. Ele acredita que a escola privilegia o aluno com mais cultura.

3) Caracterização dos períodos:
Até 1930: antes de vargas;
Não tinha politica educacional;
O Brasil era agrário, monocultura exportadora agrária (exportava café, açúcar, borracha);
Alfabetizava uma pequena população urbana;
Dirigidas pelos Jesuítas e para a alfabetização deles;
Educação superior só no exterior;

De 1930 a 1964 : Após vargas
Marcado pela industrialização;
Educação voltada para o trabalho principalmente nível técnico e a educação neste período foi marcado pela distinção clara entre educação para ricos e

Relacionados

  • Livro contabilidade
    116003 palavras | 465 páginas