materia ciencia socias
Conhecimento como característica da humanidade
Visando a preservação da espécie e seu aprimoramento, os animais desenvolvem estilos de vida que lhes permitam a reprodução e sobrevivência.
O homem sendo uma dentre as varias espécies apresenta inicialmente atividades instintivas (nascimento) e com o de correr do seu desenvolvimento, as atividades instintivas vão gradativamente dando espaço aos comportamentos aprendidos. Aprende-se a comer, beber e dormir em horários regulares. Aprende-se a obedecer aos pais e as regras instituídas. O homem se distingue, das demais espécies principalmente neste aspecto.
Grande parte de nossos comportamentos não se desenvolvem automaticamente nem se transmitem por herança genética. Para se tornar humano o homem aprende uma série de atitudes pela identificação com outros homens, o que sozinho não haveria possibilidade de acontecer. Tarzan, Mogli, na literatura, Amala e Kamala no mundo real.
Os homens transmitem suas experiências aos seus descendentes mediante um sistema de símbolos, entre eles a linguagem. Assim não há necessidade de um constante aprendizado das situações já vividas por nossos antepassados.
Seu conhecimento sobre o mundo transformou-se em cultura humana transmitida. Estas informações e conhecimento são transmitidos de acordo com o ponto de vista de cada grupo social, que por sua vez foram criando seus modos de vida de acordo com suas experiências ao longo de seu estabelecimento nas mais variadas regiões.
É por esse motivo que existem culturas tão diversas. As diferenças não são consequência de diversidade genética e sim das experiências compartilhadas por alguns grupos humanos e por outros não.
Nesta primeira etapa podemos concluir que nossos pensamentos e ações são reflexos de um grupo social ao qual nos identificamos.
Mediante esta capacidade de atribuir significado à realidade fez com que o homem passasse a trazer explicações para tudo ao redor. Passou a formular justificativas para fatos,